A Prado Valladares elabora projetos neste segmento, sempre atenta ao desafio de conseguir implementar sistemas de mobilidade urbana que garantam condições saudáveis de vida aos cidadãos e que evitem o desperdício gigantesco causado pelos congestionamentos na circulação urbana, sugerindo meios de deslocação coletiva altamente modernos e eficazes e com o custo benefício de execução necessário.
Abaixo, citamos os principais projetos:
Em 1978, foi realizado o projeto do Plano Inclinado da Liberdade na Calçada, em Salvador (Bahia/Brasil), e recentemente, um sistema eco-eficiente de mobilidade e transporte em vias elevadas, denominado de TRI-VIA, para as cidades de Salvador (Bahia/Brasil) e Luanda (Angola).
Tri-via Expressa - Luanda (Angola)
Caos, imobilidade e disfunção, devidos ao crescimento desordenado. Estes três itens impedem os cidadãos de circular de maneira eficaz e tranquila. Ou seja, conclui-se que o modelo atual de acessibilidade em Luanda necessita de mudanças urgentes. Esta situação é agravada levando em consideração a diminuição e ausência da oferta de transporte público.
O objetivo deste projeto é trazer um maior aproveitamento da cidade através de estudos e implementações estratégicas. São elas: política de urbanização em três áreas distintas (Centro: Reabilitação e Renovação, Musseques e Área Peri-Urbana: Requalificação e Regularização Fundiária e Zona de Expansão: Urbanização Antecipada); realização da Nova Expansão (NOVA CIDADE), recuperação e preservação de espaços públicos; estabelecimento da equidade no sistema de deslocações para promover acessibilidade de forma sustentável, através do Plano Diretor de Transportes; aplicação dos instrumentos legais existentes (Lei da Terra, Lei de Ordenamento do Território, Lei da Base Ambiental, Elementos de Segurança Pública); elevação de vias; entre outros processos.
Assim, a proposta do Tri-Via é que as soluções criadas permitam a preservação das áreas verdes remanescentes na cidade e a criação de novos espaços públicos para a população, além de erradicar o caos, a imobilidade e a disfunção.